English Portuguese

FADM ENVOLVEM-SE NA LUTA CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS


Devido a eclosão e o registo de três casos confirmados de infecções e para evitar o alastramento do novo coronavírus no país, o sector da Defesa vai alocar mais tendas aos quartéis para descongestionar as “casernas” onde dormem os soldados. Rosa Chambiche, responsável do sector de Higiene e Epidemiologia, da Direcção de Saúde Militar, adiantou que será reduzido o número de militares que fazem paradas em cerimónias oficiais e o número de membros em reuniões.

A Direcção de Saúde Militar está a identificar locais disponíveis, nas unidades hospitalares para o isolamento de possíveis casos que venham a ocorrer.

Neste momento conta-se com o Hospital Militar de Maputo, Nampula, unidade sanitária em Metangula e outras.

Quanto aos equipamentos disponíveis, Rosa Chambique disse que receberam das autoridades da Saúde termómetros para fazer o rastreio dos cidadãos nos hospitais.

Notou contudo que os instrumentos não são suficientes e, por isso, a Defesa está a fazer nestemomento o levantamento dos equipamentos e produtos necessários para responder a provável ocorrência da pandemia.

 “Estamos sempre a fazer o acompanhamento da missão bem como de todos os militares”, acrescentou Chambiche, a intensificar a formação de equipas de saúde bem como promover palestras para ensinar os militares as formas de prevenirem-se e ter conhecimento dos sintomas desta pandemia.

 

“ Foram capacitados os profissionais de comunicação afectos à área para evitar a distorção de informações e instruímos os militares a reforçarem a higiene pessoal, lavar sempre as mãos, bem como respeitar todas as medidas do Ministério da Saúde”- concluiu.

 

 

Sobre Hopem

A Rede Homens pela Mudança (HOPEM) é uma entidade sem fins lucrativos, composta por 25

organizações e activistas da sociedade civil moçambicana, que trabalham para a afirmação dos direitos

humanos de homens, mulheres e crianças moçambicanas.

Search