Consórcio do EGC faz visita de monitoria no distrito de Nacarôa

O consórcio EGC visitou os Espaços Seguros em Nampula, promovendo discussões sobre violência de gênero e uniões prematuras, com forte participação de jovens rapazes no engajamento masculino e prevenção.
Participantes do Espaço Seguro em Muchico discutem estratégias de prevenção à violência baseada no gênero e uniões prematuras, durante visita de monitoria do consórcio do projeto "Toda a Rapariga é Capaz".

No âmbito da implementação das actividades do terceiro ano do projecto “Toda a Rapariga é Capaz”, o consórcio liderado pela Visão Mundial em parceria com a ActionAid Moçambique e Rede HOPEM, visitaram os Espaços Seguros de Muchico e Namirrupa, província de Nampula, para se inteirar das actividades do projecto.

Durante a visita, foi feita a demonstração de sessão de Espaço Seguro, a actividade foi liderada pelo Oficial distrital, e foi escolhido o tema relacionado com a forma como se pode ajudar as vítimas de violência, numa segunda fase, apresentação de uma peca teatral, retratando as repercussões negativas das uniões prematuras.

Ainda nesta actividade, houve um espaço de interação entre os membros dos Espaços Seguros e o consórcio do projecto, para melhor inteirarem-se das actividades que estas têm realizado e, em unanimidade os rapazes e homens jovens afirmaram que têm aprendido sobre vários temas e com ajuda dos mentores, sendo que atualmente entendem melhor sobre engajamento masculino, normas socias do género e papel dos rapazes na prevenção e combate as Uniões Prematuras.

Antes da partida aos espaços seguros da Rede HOPEM e ActionAid, houve um encontro de cortesia junto a administradora, o mesmo contou com os representantes da embaixada do Canadá, representantes da Visão Mundial, representantes da ActionAid e representantes da Rede HOPEM.

No espaço seguro da Rede HOPEM estiveram presentes cerca de 50 rapazes e homens, em Namirrupa, espaço seguro da ActionAid estiveram presentes mais de 60, com idades compreendidas entre 15-24 anos, incluindo facilitadoras.

Partilhar: