HISTÓRIA DE SUCESSO: Posto Admnistrativo de Mutiva

Historia de sucesso de casa residente na comunidade de Namicuto, Posto Administrativo de Mutiva no âmbito do Projecto Alcançar, que decorrem habitualmente no Centro de Saúde de Naherenque.

O casal Zena Munlivane e Fernando Sualehe vive na comunidade de Namicuto, Posto Administrativo de Mutiva. Zena foi desde a primeira hora uma participante assídua nas palavras ministradas pela Rede HOPEM, no âmbito do Projecto Alcançar, que decorrem habitualmente no Centro de Saúde de Naherenque.

Ela, que sofria de várias formas de violência perpetradas pelo marido, Fernando Sualehe, acompanhava sempre e atentamente as palestras de sensibilização levadas a cabo pela Rede HOPEM no seio da sua comunidade.

Em casa, ela não conseguia dialogar com o marido e mantinha-se calada por temer o pior do que já sofria. Um dia, Zena ganhou coragem e procurou ajuda junto do animador comunitário de modo que este pudesse sensibilizar o seu marido a participar nas sessões de diálogo masculinos.

Fernando aceitou o convite do animador comunitário e passou a participar nas sessões de diálogos masculinos. O incrível é que mesmo se Zena não abordava o seu marido para participar nas sessões, ela afinal sabia dos diálogos: “sempre ouvia da existia da Rede HOPEM e ensinava aos homens que podem partilhar tarefas domésticas com as suas parceiras, por exemplo: se ela leva água, eu posso carregar a lenha ou outras coisas que tivermos que levar ao nosso destino. Quando uma mulher estiver grávida, acompanhá-la a abrir ficha, fazer parte da gravidez porque é nossa, somos casais grávidos.”

Zena diz: “as palestras mudaram a minha vida, trouxeram melhorias na nossa casa e família, porque antes do projecto, o meu marido agredia-me fisicamente por qualquer coisa, podia ser por a comida ter sal a mais, ou não cozinhar bem, mas hoje, saber que meu marido mudou a forma de pensar e que eles juntamente com os meus filhos partilham as tarefas domésticas, e, já não me sinto sobrecarregada e tenho tempo para cuidar mais de mim.”

Partilhar: