HOPEM envolve mentores da Mangaja Da Costa no Desporto pela

O desporto pela mudança visa também proporcionar um ambiente seguro e favorável para que mentores e beneficiários partilhem experiências.

Jovens do distrito de Maganja da Costa, na província da Zambezia, estiveram envolvidos no dia 1 de Outubro numa partida de futebol com o objectivo de promover estilos de vida positivos visando estancar o fenómeno de uniões prematuras.

“A educação e o desporto são tidos como factores de socialização de adolescentes. As vivências desportivas influenciam as formas de participação e promoção de estilos de vida saudáveis e/ou gozo dos direitos iguais daí a enorme importância de usar o desporto para promover as questões da igualdade”, disse Sérgio Cossa, assistente de programas da Rede HOPEM (Homens pela Mudança).

Inserido no âmbito do Programa Global para Eliminação das Uniões Prematuras, que conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), o desporto pela mudança visa também proporcionar um ambiente seguro e favorável para que mentores e beneficiários partilhem experiências, questionem as ideias e atitudes sobre masculinidades, género, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, uniões prematuras e gravidezes precoces a nível das suas comunidades.

Segundo Cossa, o desporto pela mudança é um processo de educação social que visa aumentar a consciência dos beneficiários sobre a sua própria cultura e situação social e implica um trabalho que convoca vários domínios: comportamentos, sentimentos, percepções, valores e experiências.

Antes das partidas de futebol, os beneficiários realizam rodas de conversas para reflexão em torno da prevenção e combate às uniões prematuras, promoção da igualdade de género, direitos sexuais e reprodutivos, e repercussões negativas de consumo de drogas.

Os praticantes do desporto pela mudança reconhecem a importância que o mesmo traz para a saúde e vitalidade ao organismo. Cardencio Darmes Guilherme Elias, um dos praticantes do desporto, reconheceu que para alem de lhe consciencializar contra a prática das uniões prematuras, a prática traz ganhos físicos, estimula nele o espírito de solidariedade, ensina valores fundamentais como a entre ajuda e contribui para o desenvolvimento de aptidões físicas, vínculos de amizade afastando-os e consciencializando do perigo das drogas.

Partilhar: