HOPEM gradua mais de 2460 “rapazes exemplares” na província de Nampula

A Rede HOPEM gradua 2460 rapazes na província de Nampula, capacitando-os em direitos humanos, igualdade de gênero, prevenção de uniões prematuras e violência de gênero, através do projeto "Toda a Rapariga é Capaz".
Cerimônia de graduação de rapazes exemplares na província de Nampula

Dois mil quatrocentos e sessenta “Rapazes Exemplares” de diferentes comunidades nos distritos de Murrupula Nacarôa, iniciaram ontem, o novo ciclo graduações em matéria de direitos humanos, prevenção da violência-baseada no género (VBG), promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, prevenção e combate às uniões prematuras, prevenção e combate a VBG e promoção da igualdade do género.

A formação, que decorreu durante três meses, 13 sessões, foi ministrada por 42 mentores da Rede HOPEM distribuídos nos espaços seguros dos rapazes, a nível dos distritos de Murrupula e Nacarôa.

De acordo com Hélio Cumbe, Gestor de Projectos pela Rede HOPEM, um dos objectivos das sessões foi a criação de um espaço de análise, reflexão, discussão e trabalho em rede entre os próprios rapazes, bem como entre as raparigas e rapazes, em sessões mistas.

A cerimónia de graduação em curso, termina no dia 28 de Setembro, e decorre no âmbito do Projeto “Toda a Rapariga é Capaz” um consórcio liderado pela World Vision e implementado pela Rede HOPEM e a Actionaid Moçambique, com fundos do Alto Comissariado do governo do Canada.

Partilhar: