HOPEM realiza a primeira Conferência Provincial dos Rapazes Integrados nos Espaços Seguros

A Rede HOPEM realizou a primeira Conferência Provincial dos Rapazes Integrados nos Espaços Seguros em Nampula, promovendo capacitação em masculinidades, saúde sexual e reprodutiva, e igualdade de gênero.
Participantes da primeira Conferência Provincial dos Rapazes Integrados nos Espaços Seguros, realizada pela Rede HOPEM na Ilha de Moçambique, discutem masculinidades, saúde sexual e reprodutiva, e igualdade de gênero

Na semana passada, a Rede HOPEM, realizou a primeira conferencia provincial dos rapazes integrados nos espaços seguros, o encontro decorreu na província de Nampula, município da Ilha Moçambique, e envolveu cerca de sessenta rapazes e raparigas oriundos dos distritos de Murrupula e Nacaroa.

O encontro tinha como objetivo, promover a conscientização, capacitação e mobilização de rapazes para se tornarem agentes de mudança positiva nas suas comunidades, especialmente em questões relacionadas a Masculinidades, Género, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

De acordo com Hélio Cumbe, Gestor do Projecto pela Rede HOPEM, esta reunião envolvendo adolescentes e homens jovens, visava capacitar os rapazes sobre Género e como as normas de género afetam a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos das raparigas e rapazes e mulheres jovens, mais adiante o articulista referiu que o conferencia é um espaço seguro alargado para que rapazes assumam papéis de liderança na promoção da igualdade de género e na prevenção de uniões prematuras e gravidezes precoces.

Durante a reunião, abriu-se espaço para que os rapazes e raparigas partilhassem experiências e desafios enfrentados a nível da comunidade, nesta componente, Adriana Castigo e Abdul Gafur, responderam que em matérias de Saúde Sexual e Reprodutiva atuam em várias frentes e respondem em proximidade, para que rapazes e homens jovens, raparigas e mulheres jovens possam ter controlo consciente sobre o seu corpo e seus destinos.

Como desafio, Regina Rui reconheceu que ainda persistem as Uniões Prematuras, Violência Baseada no Género recorrente e frequente a nível do distrito, tendo recomendado a HOPEM maior difusão das mensagens sobre boas práticas em comunidades recônditas. A actividade que teve duração de dois dias, foi realizada no âmbito do projecto Every Girl Can-uma iniciativa liderada pela World Vision em parceria com a Rede HOPEM, ActionAid, com o Financiamento do Alto Comissariado do Canadá, pretende contribuir para um repensar do masculino e feminino, mentorando rapazes e raparigas através da abordagem transformativa de género. É uma iniciativa que está sendo implementada em tres (03) distritos da província de Nampula, concretamente, Nacaroa, Murrupula e parcialmente Monapo.

Partilhar: