Nacala-á-Velha recebe visita de supervisão conjunta da saúde

Uma equipa conjunta composta pela Unidade de Género do Ministério de Saúde (MISAU) e Direcção Provincial de Saúde (DPS) – Nampula efectuou, no dia 27 de Setembro, uma visita à alguns centros de saúde, no distrito de Nacala-a-Velha, para se inteirar do estágio de implementação do Projecto Alcançar na província.

O Projecto Alcançar visa fortalecer a prestação eficiente e sustentável de serviços de saúde materna, neonatal e infantil, contando com vários parceiros de implementação. A Rede HOPEM é um dos parceiros nacionais do projecto, oferecendo uma abordagem de engajamento masculino nos serviços de saúde materna, neonatal e infantil.

Durante a visita liderada pela Isabel Buque do Gabinete do Ministro da saúde, as visitantes foram expostas a uma palestra sobre “a importância do pré-natal antes das 12 primeiras semanas e do envolvimento do homem nas primeiras consultas, assim como nas consultas subsequentes,” destacando-se a participação do homem na saúde da família, que foi realizado no Centro de Saúde Sede.

Em seguida, as visitantes escalaram o Centro de Saúde de Mutouanha, no posto admninstrativo de Mueria, onde para além de assistir a uma peça teatral, interagiram com o comité de saúde local – a peça teatral visa consciencializar sobre a importância de um casal aderir as consultas pré-natal e subsequentes, bem como o papel da parteira tradicional na comunidade.

A visita também apreciou o balanço de actividades do dia que ocorreu no SDSMAS, tendo elogiado o trabalho realizado pelos parceiros de implementação (Rede HOPEM e EHALE), bem como deixado recomendações para futuras acções.

O Projecto Alcançar é um consórcio liderado pela FHI360, contando com parceiros de implementação a nível internacional, bem como a nível local (HOPEM, EHALE e AJN), e é implementado nos 23 distritos da Província de Nampula, tendo recentemente se expandido para 6 distritos da província da Zambézia.

Partilhar: